Por que cães não podem comer chocolate?


Não apenas os cãezinhos: pets em geral não podem comer chocolate como você!

A Páscoa está chegando, e com ela também chega todo o chocolate que você puder imaginar - mas se você já está antecipando a carinha de desejo dos seus pets ao ver os ovos de chocolate, esse artigo vai dar bons motivos para não ceder aos olhares de pidão que seu cãozinho, gatinho ou qualquer outro pet fizer!

coelhos pascoa

Quem não adora comer um chocolate delicioso? Se  esse docinho faz a gente se sentir tão bem, deve fazer bem para os pets também, certo? ERRADO! Antes de tudo, é importante ter em mente que os organismos são diferentes entre si: o seu corpo reage a estímulos e alimentação de maneiras diferentes que o corpo do seu cãozinho, ou gatinho - na realidade, é preciso considerar que o organismo de um gato não funciona como o de um cachorro e assim por diante: por isso mesmo existem produtos como ração e medicamentos com composições e dosagens específicas para cada espécie, tamanho e até raça! O chocolate que você come é composto, entre outras coisas, por carboidratos, lipídios, açúcares, neuropeptídeos, cafeína e teobromina: a grande vilã da história. Embora seja absorvida e metabolizada normalmente pelo nosso organismo sem grandes prejuízos, o corpo do seu animalzinho não possui enzimas para metabolizar e digerir a teobromina do chocolate, o que significa que, em vez de ser eliminada normalmente, ela acaba ficando dentro do corpo do pet por muito mais tempo, e o estrago não para por aí: a teobromina e a cafeína do chocolate acabam sendo absorvidas pelo estômago e intestino, para daí atingir com efeitos nocivos o sistema nervoso central e ao coração do seu pet!


gatos nao podem comer chocolate

Faz mal dar só um pedacinho de chocolate para o pet?

Mesmo um pedacinho pequeno de chocolate pode intoxicar o seu animalzinho, especialmente se ele for de porte pequeno! Além disso, quanto mais “escuro” ou amargo for o chocolate, ou seja: quanto maior a porcentagem de cacau presente no doce, maior também a concentração de teobromina, que pode ser letal!

Apesar de conter menos teobromina, o chocolate branco ainda é um risco para o seu pet, por conta do açúcar e gordura, então nenhum chocolate humano está liberado para o seu bichinho!

cachorros não podem comer chocolate

Como saber se meu pet comeu chocolate por acidente?

Fique atento aos sintomas! Embora variados, é possível observar em cães e gatos os sintomas de intoxicação por chocolate, que podem incluir:

  • hiperatividade e excitação;
  • vômitos;
  • febre;
  • diarreia;
  • respiração ofegante e batimentos cardíacos acelerados;
  • tremores musculares, espasmos ou convulsões;
  • falta de coordenação motora;
  • hemorragia intestinal, coma e até morte nos casos mais graves.

Esses sintomas podem acontecer de 4 a 12 horas após a ingestão do chocolate, então se existe a menor chance de risco, o seu pet precisa ser mantido em observação constante!



Meu pet comeu meu chocolate! E agora, o que eu faço?

Procure ajuda médica especializada imediatamente! Se você ofereceu chocolate sem saber que era perigoso, ou pegou o seu pet fazendo a arte de comer um bombom esquecido, é hora de correr para o veterinário sem pensar duas vezes! Se você souber, informe ao vet qual foi o chocolate que o seu animalzinho ingeriu, e siga o tratamento à risca: como não existe um remédio ou antídoto contra a intoxicação por chocolate para o pet, o tratamento de suporte precisa ser levado muito a sério para estabilizar o quadro clínico do bichinho e reduzir complicações. Uma lavagem gástrica pode ser necessária, bem como a administração de carvão ativado e a fluidoterapia para repor a hidratação do seu animalzinho: o profissional que avaliar o seu pet vai indicar o melhor tratamento para cuidar bem do seu melhor amigo!


Fique de olho nos seus animais durante a páscoa

Existe chocolate seguro para o meu pet?

Dependendo da espécie do seu animalzinho, é possível encontrar no petshop chocolates específicos para pets, feitos sem cacau para agradar o seu cãozinho ou gatinho com segurança: além disso, outras opções de petiscos também estão disponíveis aos montes para oferecer ao seu animalzinho! Lembre-se de não ceder a nenhuma cara de carente nesta Páscoa: nada de chocolate para o seus pets, priorize em oferecer opções que fazem a alegria do bichinho sem colocá-lo em risco - e frente a qualquer acidente, conte com a Clínica Veterinária Império dos Animais para todo o suporte que você precisar!