Qual a importância de realizar exames pré-cirúrgicos?


Qualquer cirurgia, por mais tranquila que pareça ou por mais saudável que o paciente esteja, envolve alguns riscos em sua realização:  ainda que seja apenas uma intervenção simples, é sempre possível que aconteçam imprevistos que podem ser desde alergias e reações até complicações mais graves - por isso assim como os humanos, os pet também precisam passar por uma bateria de exames laboratoriais antes de seguir para a mesa de cirurgia!

 

 

O perfil e o histórico clínico de cada pet são pontos importantíssimos a serem levados em conta antes de uma intervenção cirúrgica, mas  os resultados dos exames pré-cirúrgicos são essenciais para determinar riscos e prioridades e reduzir ao máximo o risco de mortalidade e de agravantes que possam surgir no meio do caminho -  é imprescindível comparecer à consulta pré-cirúrgica munido dos resultados dos exames prescritos ao seu cãozinho ou gato, ainda que o seu pet já tenha comparecido a outras consultas recentes: o estado do animalzinho determina o procedimento, e o profissional veterinário vai explicar para você todas as recomendações e cuidados a serem tomados com o seu pet antes da cirurgia.

 

Que tipo de exame o veterinário solicita?

Os exames que o pet precisa fazer dependem muito do estado e das características dele: espécie, tamanho, raça, peso, histórico clínico, idade e do estado geral de saúde que ele apresenta. Em geral, alguns exames são solicitados com mais frequência, como:

  • exame cardiológico com eletrocardiograma e/ou ecocardiograma;
  • um exame de sangue com hemograma/plaquetas e função renal;
  • avaliação de pressão arterial;
  • ultrassonografia;
  • radiografias, geralmente de tórax ou da parte ferida;
  • exames sobre a função hepática;
  • outros exames em geral como tomografia computadorizada, ressonância magnética ou tomografia, dependendo do problema com o seu pet;

 

 

Meu pet precisa mesmo de todos estes exames?

Sim! Toda intervenção cirúrgica requer uma preparação que, entre outras necessidades, demanda a realização de alguns exames laboratoriais que auxiliam o profissional veterinário responsável a coordenar as etapas do procedimento, por exemplo: animais que possuem anemia, insuficiência hepática, cardíaca e/ou renal metabolizam e eliminam os medicamentos administrados de maneira reduzida, demandando assim uma dosagem específica e ainda mais cuidadosa de anestésico; anomalias na produção e no nível de plaquetas na corrente sanguínea podem potencializar um quadro de sangramento ou dificultar o processo de cicatrização - saber exatamente como anda o organismo do cão ou gato é essencial para o sucesso da cirurgia e para a melhor recuperação possível do pet, portanto a realização de todos os exames solicitados é imprescindível!

 


 

O momento que antecede a cirurgia pode ser bastante tenso e complicado para os donos de amados cães e gatos, e por isso vocês precisam de todo o suporte possível! Aqui no Império dos Animais, além de uma equipe de profissionais capacitados e competentes, você e o seu melhor amigo ainda contam com estrutura completa, moderna e super eficiente que acompanha o pet nas consultas, exames, cirurgias e pós cirúrgico: tudo o que o seu gato ou cachorro precisa para se recuperar! Seu pet precisa de uma consulta? O Império dos Animais espera por vocês!