Quais são benefícios da castração de cães e gatos?


Você já ouviu falar sobre os benefícios de castrar o seu pet? Além de prevenir prenhez indesejada nas fêmeas, a castração animal possui uma série de benefícios para a saúde do seu animalzinho, seja ele macho ou fêmea!

 

O que é a castração?

A castração consiste na retirada dos órgãos sexuais do seu pet: ela faz com que os processos hormonais no corpo do animalzinho sejam interrompidos sem afetar a sua personalidade - e isso é muito bom! No caso de um pet macho agressivo, a castração colabora com a diminuição da dominância sexual, acalmando o seu cão ou gato, enquanto as fêmeas não passam mais pelo cio. Apesar de ser considerada uma cirurgia leve, a castração demanda anestesia geral: por isso a presença do médico veterinário anestesista durante o procedimento. 

 

Castrar pode prejudicar o bem-estar do meu pet?

Existem uma série de mitos relacionados à castração: é comum ouvir que as fêmeas precisam ter pelo menos uma ninhada antes de serem castradas para serem saudáveis, ou que a castração deixaria os machos deprimidos e frustrados por não cruzarem: - mas nada disto é verdade! A saúde física e mental de cães e gatos não está ligada a sua atividade sexual ou ao nascimento de filhotes, muito pelo contrário: ao reduzir comportamentos instintivos motivados pelos hormônios, a castração acaba por reduzir também o estresse que eles podem causar no seu pet, e o risco que ele corre de contrair uma doença ou se machucar quando escapa de casa para cruzar!

 

 

Não seria melhor aplicar uma injeção anticoncepcional no meu pet?

Apesar de ser considerado uma opção de emergência válida para evitar um cio, principalmente por ser mais rápida e barata que a castração em si, as injeções anticoncepcionais são, a longo prazo, muito arriscadas para a sua fêmea! Carregadas de progesterona, o uso pode colaborar com o surgimento de tumores de mama e útero, além de aumentar o risco de piometra, uma infecção uterina muito séria.



Quais os principais benefícios de castrar o meu pet?

  • Animais castrados possuem uma expectativa de vida maior, prevenindo diversas doenças e situações de risco relacionadas às “escapadas” para cruzar. Em fêmeas, o procedimento reduz a probabilidade de câncer de mamas, do colo do útero e de ovários, além de reduzir também os riscos de infecções de útero; nos machos, a castração reduz os riscos de câncer de próstata e testículos, além de reduzir a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de fêmeas no cio;
  • A castração evita a gravidez psicológica nas fêmeas, evitando o sofrimento físico, psicológico e emocional do quadro;
  • Redução de testosterona: quando castrado, o cão ou gato deixa de produzir este hormônio, reduzindo a necessidade de marcar território, prevenindo brigas contra os demais animais da casa e ajudando a controlar comportamentos agressivos. 
  • Com as mudanças hormonais, o metabolismo também muda: seu pet fica menos agitado (mas não fica menos feliz!);
  • Evita cios e ninhadas indesejadas, colaborando para reduzir a quantidade de animais abandonados;

 

Não contribua com a desinformação: dar ouvidos a mitos sobre “malefícios” da castração só aumenta o problema! O procedimento cirúrgico é seguro e repleto de benefícios para o seu pet: que tal reconsiderar e contribuir com a saúde do seu bichinho? 

 

 

Conhece alguém que precisa saber destas informações e castrar um pet o quanto antes? Envie este artigo - e se você for a pessoa que precisava destas informações, marque o horário do seu pet aqui no Império dos Animais, onde você e o seu pet contam com uma equipe completa e capacitada, além de uma estrutura super moderna para garantir que tudo corra bem com o seu animalzinho! Esperamos por vocês!