Novembro Azul Pet: o seu cãozinho também precisa de prevenção!


Em meio às campanhas de Novembro Azul, e ao movimento de conscientização e prevenção ao câncer de próstata nos homens é preciso alertar: o seu pet também pode sofrer com essa doença tão temida!

Gatos e cães podem ter câncer de próstata?

Infelizmente sim: o tumor que caracteriza o câncer de próstata se localiza na glândula de mesmo nome localizada logo abaixo da bexiga, e que envolve a uretra dos animais machos, responsável por produzir o líquido seminal, e embora ocorra com mais frequência em humanos, esta forma de câncer também pode afetar cães e mais raramente gatos, tornando a prevenção essencial para manter a saúde do seu filho de quatro patas! A doença geralmente se desenvolve por conta de desequilíbrios hormonais do pet não castrado, geralmente um excesso na produção de testosterona que induz ao aumento da próstata, causando um quadro chamado hiperplasia prostática. Os tumores que se formam a partir daí até podem ser benignos, e não relacionados ao câncer de próstata, mas carecem de um diagnóstico completo para comprovar a ausência de células cancerígenas e de tratamento para reduzir e eliminar a anomalia sem causar riscos para o animal. 

 

 

Quais os sintomas do câncer de próstata em cachorros?

Assim como diversas outras doenças, e mesmo manifestações cancerosas, o câncer de próstata costuma não apresentar sintomas relevantes em seu estágio inicial - o que ressalta a importância do exame preventivo. À medida que a doença vai se desenvolvendo a complicando a saúde do pet, podem surgir indícios e sintomas preocupantes, geralmente relacionados a dificuldade do pet em urinar, como:

  • dificuldade ou aumento na frequência da urina;
  • gotejamentos constantes de urina, sangue ou pus;
  • urina com sangue e/ou pus;
  • infecções urinárias que não respondem ao tratamento;
  • constipação, dificuldade ao defecar ou fezes em formato de fita (já que a próstata inchada bloqueia a passagem das fezes pelo canal intestinal);
  • espasmos musculares e esforço para urinar;

Alguns outros sintomas menos específicos podem surgir junto a estes, como febre, vômito e apatia, denunciando o avanço da doença no organismo do cão ou gato.



Diagnóstico e tratamento: quanto antes, melhor!

Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de sucesso no tratamento de uma doença: e assim como em humanos, a chance de fatalidade do câncer de próstata é muito alta quando ele é descoberto tardiamente - o problema é que os sintomas da doença, quando surgem, acabam denunciando um estágio avançado e com poucas chances de reversão, tornando os exames preventivos imprescindíveis! A maneira mais eficaz de identificar alguma alteração na saúde do pet é através de check-ups periódicos no veterinário, e na busca por sinais de câncer de próstata, o profissional pode apelar para a palpação retal, raio-X ou mesmo um ultrassom abdominal - é importante lembrar que animais adultos e idosos não castrados compõem o grupo principal de risco da doença. O tratamento do câncer de próstata é cirúrgico, consistindo na castração - que contribui para evoluir favoravelmente o quadro de saúde do paciente - e, dependendo do caso, na remoção da próstata do cão ou gato - o que não causa nenhum problema na saúde do pet.


 

Sabe aquele ditado popular que diz que prevenir é melhor que remediar? Contra o câncer de próstata animal, e contra diversas outras doenças que acometem o seu pet, além de verdadeira, esta frase pode fazer a diferença para salvar a vida do seu cãozinho ou gatinho. Você conhece algum tutor de pet que precisa saber da campanha de prevenção contra o câncer de próstata em cães e gatos? Então envie este artigo para colaborar: e aproveite para checar o nosso artigo sobre os benefícios da castração para a saúde dos pets: http://www.imperiodosanimais.com.br/dicas/32/quais-sao-beneficios-da-castracao-de-caes-e-gatos

 

Falando em checagem: você já levou o pet para fazer o check-up deste ano? Aqui na Império dos Animais, você encontra uma estrutura completa e uma equipe super capacitada para diagnosticar e cuidar da saúde do seu pet em um só lugar! Agende a consulta do seu pet: esperamos você!