Tipos de ração: qual a diferença e como escolher o alimento ideal para o seu pet!


Qual é o tipo de ração que o seu pet come? Você até pode conhecer uma infinidade de marcas e tipos de ração, já que os pets podem não se adaptar a uma opção, fazendo você procurar por outra - mas você sabe quais são as diferenças entre os tipos de ração, e qual é a melhor escolha para o seu pet? 

 

 

Carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas: além de variados em características e nutrientes, os grupos alimentares nos entregam uma infinidade de possibilidades de resultados com combinações diferentes que divergem não somente em aparência e sabor como também em valor nutricional - e longe de ser privilégio humano,  isso também acontece com a ração do seu pet! Assim como para nós, a alimentação dos animais interfere diretamente na saúde deles, e por isso é importante fazer uma avaliação das opções antes de escolher a ração do pet. Não estamos falando apenas da preferência do cãozinho ou gatinho por uma ração de frango ou de carne: apesar de ser um alimento pronto, há uma série de pontos a serem avaliados para fazer a melhor escolha para o seu animalzinho, pois antes de escolher uma marca e uma categoria de ração, você ainda precisa levar em consideração especialmente a idade, peso e estado clínico do pet - além da espécie, é claro. Neste artigo, deixaremos um pouco de lado as rações específicas e os complementos alimentares adequados especificamente a aves, roedores e mamíferos que não são cães e gatos, e focar especialmente nos tipos de alimentação produzidas especialmente para os pets mais comuns do país.

 

 

O que é ração?

A ração é uma mistura de alimentos e componentes que tem como objetivo fornecer os nutrientes e calorias adequados para que as funções do organismo do pet se mantenham em ritmo saudável e ele possa brincar, passear, dormir e viver saudável e bem. De certa forma, a ração é como uma dieta diária equilibrada com todos os grupos de nutrientes que o animalzinho precisa, enquanto os petiscos que você oferece podem ser encarados como uma pizza caprichada no final de semana - e por isso, apesar de mais apetitosos para os cães e gatos, estes petiscos não podem ser introduzidos como substitutos da ração, pois são pobre em nutrientes e ricos em calorias, sódio e outros componentes prejudiciais quando ingeridos em excesso.

 

 

Tipos de ração

Qual é a sua comida preferida? Culinária italiana, japonesa, árabe, brasileira… Enquanto nós temos infinitas possibilidades de alimentação, a dieta do seu pet também conta com uma grande variedade de diferentes tipos de ração para escolher: você provavelmente já conhece ração para filhotes, para adultos e para animais castrados (que são bem específicas para cada fase da vida do animalzinho), para raças pequenas e raças de porte grande, e talvez também já tenha ouvido os termos “ração premium” ou mesmo “ração super premium” - mas quais as diferenças?

  • Ração Standard, de Combate ou Normal: o tipo mais “comum” de ração seria o nosso clássico arroz e feijão, simples e nutritivo até certo ponto, embora não conte com um amplo espectro de nutrientes. É o tipo mais barato, leva ingredientes de qualidade mais baixa como farelo de ossos, trigo, soja, milho, produtos químicos como corantes e outros componentes que dificultam a digestão e absorção de todos os nutrientes que o pet precisa, consequentemente estimulando o cão ou gato a comer uma quantidade maior do alimento para realmente atender as necessidades do seu organismo.
  • Ração Premium: mais balanceada e nutritiva que a standard, esta alimentação de nível intermediário também é produzida a partir de proteínas vegetais e animais, porém com um nível de qualidade mais alto e menor quantidade de componentes químicos e sódio, o que garante uma digestibilidade melhor para o pet e uma relação de custo x benefício mais interessante, pois não é necessário uma quantidade tão volumosa de alimento para saciar o seu cão ou gato.
  • Ração Super Premium: este é o tipo de alimentação mais balanceada e com maior concentração de nutrientes, feita com proteínas de alta qualidade e sem a presença de corantes e componentes artificiais. Sua alta digestibilidade e quantidade de nutrientes provoca uma saciedade química que satisfaz o pet mesmo com quantidades menores de alimento, o que não a torna tão cara mesmo considerando seu valor um pouco acima das demais.
  • Ração Medicamentosa ou de Tratamento: desenvolvida especificamente para pets com problemas de saúde, este grupo de alimentos industrializados é preparado para auxiliar no tratamento de doenças que despertam necessidades especiais: ração sem sódio para animais com problemas renais, ração “light” para pets com obesidade, ração dermatológica ou antialérgica para animaizinhos que apresentam alergia aos componentes de rações comuns, ração hepática com agentes que combatem radicais livres em uma composição que ajuda a tratar pets com doenças no fígado, entre muitas outras. Assim como remédios, elas só devem ser aplicadas mediante orientação específica do profissional veterinário, agindo como uma terapia alternativa de apoio para tratar uma doença do pet - oferecer um alimento complexo como estes sem necessidade não ajuda a prevenir problemas, mas oferece os mesmos perigos previstos na automedicação.
  • Ração Sênior: elaborada para pets que estão na terceira idade, tem produção voltada para amenizar os efeitos do envelhecimento, colaborar no tratamento de doenças associadas à idade e aumentar a disposição do pet idoso. Além do alto valor nutricional, elas costumam ser ocas ou furadas para facilitar a mastigação.

 

 

Então, que tipo de ração eu devo oferecer para o meu pet?

Agora que você já conhece as principais diferenças entre cada tipo, resta analisar qual categoria de ração se encaixa melhor na sua realidade e na do pet: além de escolher entre normal, premium e super premium, você precisa levar em conta o peso, idade e raça do animalzinho - além, é claro, dos valores que cabem no seu bolso para oferecer saúde e qualidade de vida para o seu melhor amigo. Escolher com atenção, e com sob orientação profissional sempre que possível, é o melhor caminho para oferecer a opção mais saudável para o pet - e para isso, você pode contar com toda a equipe da Império dos Animais: além de buscar orientações com nossos profissionais em medicina veterinária em consultas para descobrir qual a alimentação ideal para o pet, você também encontra a maior variedade de rações para cães e gatos de todas as categorias, inclusive de tratamento! Seu pet precisa de ração? Vem para a Império!